Nesta minha jornada pela vida já conheci muitas pessoas, pessoas boas, pessoas ruins, pessoas simpáticas, pessoas profissionais, pessoas amigas....enfim muitos diferentes tipos. Mas a Marlize foi uma pessoa a qual me marcou profundamente e me encantou, o sorriso, a simpatia, a fineza, a elegância, e a beleza. Quando falo de beleza é a física e a interior.
Olhava aquela pessoa tão bela, mas o sorriso, o olhar sempre tão franco e tão amigo. O sorriso é que sempre me chamava a atenção.
Um dia comentei com ela, o quanto achava bonito o seu sorriso, neste momento senti uma nuvem de tristeza em seu olhar e pude perceber que este elogio a incomodou um pouco, e me contou que em alguns casos era criticada por este sorriso esta alegria que ela transmitia.
Eu fiquei estarrecida com o que ouvi - Como alguém podia criticar a alegria de uma pessoa.
Mas mesmo assim decidii ser tão sorridente como Marlize, se copia o que se admira. E eu comecei sorri, e vi que o mundo começou a me retribuir o sorriso, e a vida foi ficando mais leve, e aprendi a rir alto, e descobri que era gostoso, e sempre segui sorrindo, não tão bonito quanto o sorriso de Marlize, mas a vida sempre ficando mais leve e mais gostosa, e as pessoas se chegava, e meu sorriso abriu portas, abriu caminhos, e passei para frente o poder do sorriso que conheci com Marlize.
Até que pude entender o olhar triste de Marlise quando eu comentei sobre seu sorriso, descobri que a alegria alheia que é transmitida pelo sorriso, pelo bom humor, transmite a algumas pessoas (felizmente, apenas algumas) um tipo de incomodação, e comecei também a ser criticada, gozada, desrespeitada até em algumas situações, e percebi que o mundo é uma coisa muito estranha, para você ser boa e aceita, você tem que aparentar ser brava, seria e até mal humorada, cara de nojo mesmo, entendi porque tem gente que anda sempre com cara de quem comeu e não gostou.
Refleti sobre isso, entendi e cheguei a um sentimento que o sorriso provoca para essas pessoas - a inveja. É essa tal inveja. Que nada mais é que um mal entendimento da admiração, quem não assimila bem a admiração, tem a chamada inveja.
Por isso não vou deixar de sorrir, que aprendi com a Marlize, não vou deixar de gargalhar por boas maneiras, só para agradar a uns poucos que não tem capacidade de assimilar admiração.
Se me querem como uma boa profissional, uma boa mãe, uma boa amiga, uma boa amante, uma boa companheira, vocês vão ter que confiar, porque vou continuar alegre e sorrindo como Marlize.
É isso aí Ivanoé!!!! Seu sorriso é sua marca registrada e a torna mais bela!!!
ResponderExcluirContinue sorrindo..seu sorriso encanta a todos!!!
Tudo de bom,
Flávia