sexta-feira, 12 de março de 2010

Porque é que as mulheres gostam tanto de sapatos?

"Quando aquela mulher me disse: "Deixa-me ver os teus sapatos" eu senti que estava realmente a ficar velha. Olhei para baixo e estava a usar um par de flip-flops. Já não consigo correr para o supermercado de saltos altos" - Sarah Jessica Parker

Sai para comprar dois pneus para meu carro, passei diante de uma vitrine e não resisti comprei dois pares de sapatos, mas não era qualquer par de sapatos, eram dois scarpins altíssimos. Sai da loja me perguntando “Porque???”, pois o que mais tenho é sapatos, todos novos, vários scarpins altos, me peguei, estou anormal????? Deixar de comprar os pneus (item ultra necessário de segurança) para o meu carro e comprar um item meramente por vaidade, afinal não sou uma adolescente, tenho 50 anos. Voltei para casa me perguntando o que me levou a esse ato? Infornet que sou, me coloquei a vasculhar a Internet para achar resposta para minha pergunta, me tranqüilizei ao saber que não era a única a me preocupar com tal assunto, localizei respostas diversas.

Me lembro de alguém ter mencionado a Síndrome de Cinderela, que explica o que acontece quando não achamos o homem dos nossos sonhos, nos amarramos em comprar sapatos, pois, estamos sempre buscando o que vai nos encaixar certinho, a história infantil, que ouvimos na infância nos remete a isso, a esperança de um príncipe a nossa porta oferecendo a experimentar sapatos.

Mas vamos combinar??? Um Salto alto levanta, a moral, o poder, a altura, a estima e o bumbum, não tem como não se sentir bem em cima de um salto (a não ser que você vá enfrentar um dia inteiro em pé no trabalho ou a perspectiva de uma maratona), neste caso não discutimos.

Diga-me quem nunca, quando criança, não calçou o sapato da mãe ou da irmã mais velha, ou mesmo quando adolescente não quis sair com o sapato delas. Porque isso nos faz sentir crescidas, ". E com a idade adulta as coisas não mudam assim tanto. As mulheres continuam a usar sapatos para se sentirem "mais crescidas" seja a nível emocional, amoroso, físico ou simplesmente "mais poderosas".

Até a algumas décadas atrás este poder estava restrito a certas elites de mulheres como as atrizes milionárias, acontece que hoje em dia este objeto, até então visto como um objeto de luxo ou de pura necessidade, passou a fazer parte do cotidiano de qualquer mulher anônima e passou a ter uma nova designação: objeto de desejo.

Algo que, curiosamente, marca todas as mulheres - e eu falo por experiência própria e das mulheres que me são mais próximas - é a compra dos seus primeiros sapatos. É algo que não se esquece. As mulheres sentem uma espécie de afirmação da sua independência quando a aquisição dos seus primeiros sapatos e é algo que fica para sempre. Os sapatos deixam de ser um mero objeto para tapar e proteger os pés para serem um verdadeiro objetos de culto e expressão da personalidade da mulher.

O que é mais curioso é que passa a ser quase que um código aceite naturalmente pela sociedade - homens e mulheres - e se estas os usam para expressar sinais, aqueles usam-nos para reconhecerem esses mesmos sinais.

Vamos ainda mais longe! Não precisamos de ser psicólogos, sociólogos ou antropólogos para perceber que acima de tudo os sapatos das mulheres falam uma linguagem única e simples: a linguagem do sexo. Uma mulher de vestido preto, simples, de saltos altos vermelhos e a mesma mulher, com o mesmo vestido, de sabrinas pretas. Imagine? Pois, acho que percebe o que lhe estamos a dizer. Na verdade qualquer mulher se sente imediatamente mais irresistível e sexy com um par de saltos altos. Um vestido ultra-sexy ou uns brincos extraordinários? Não. O reflexo da personalidade de uma mulher, do seu estado emocional e daquilo que pretende transmitir aos outros começa lá em baixo - nos pés.

Através dos sapatos que usa uma mulher consegue transmitir vários aspectos da sua personalidade: atlética, artística, conservadora, arrojada, divertida, feminina. Para além de tudo isso, a compra de sapatos acaba por funcionar como uma espécie de "catarse" para a maioria das mulheres. O que faz quando está deprimida? Compra sapatos.

“O pé, explicou Cohen da NPD, é uma "ferramenta sensual, e os comerciantes já reconheceram a psicologia disso". Eles também já perceberam que apesar, como a escritora Holly Brubach observou uma vez, "de novos sapatos não poderem cicatrizar um coração partido", eles podem temporariamente aliviar os sintomas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário